Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O ESPÍRITO QUE NÃO PASSA DE MODA

por Fátima Pinheiro, em 08.06.14

 

Hoje é dia  de PENTECOSTES.  Recordo as palavras de S. JOÃO PAULO II, neste mesmo dia, há 14 anos. Não passam de moda. Só a moda passa de moda, alguém disse.

 

«1. "Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim" (Jo15, 26) - palavras que o evangelista João recebeu dos lábios de Cristo no Cenáculo, durante a Última Ceia, na véspera da sua Paixão. Hoje elas ressoam com notável intensidade no dia de Pentecostes deste ano jubilar. Para entender essa mensagem essencial, deve-se permanecer no Cenáculo, como os discípulos fizeram. É por isso que a Igreja, através de uma seleção adequada dos textos litúrgicos, manteve-se no Cenáculo durante toda a temporada de Páscoa. Hoje a Praça de S.Pedro transforma-se num grande cenáculo em que a nossa comunidade se reune para orar e para receber o dom do Espírito Santo.

 

A primeira Leitura fez-nos lembrar o que aconteceu em Jerusalém 50 dias após a Páscoa. Antes de subir ao céu, Cristo confiou uma grande tarefa aos Apóstolos: "Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos tenho ordenado "(Mt 28, 19-20). Ele também prometeu que depois da sua partida iriam receber "outro Consolador", que lhes ensinaria todas as coisas. Essa promessa foi cumprida no dia de Pentecostes: o Espírito, descendo sobre os Apóstolos, deu-lhes a luz e a força para ensinar as nações, e para lhes proclamar o Evangelho de Cristo. Desta forma, a Igreja nasceu e vive na tensão fecunda entre o Cenáculo e o mundo, entre a oração e a proclamação.

 

2. Quando prometeu o Espírito Santo, o Senhor Jesus tinha falado dele como o Conselheiro e Paráclito que Ele iria enviar da parte do Pai. Ele tinha falado dele como o "Espírito da verdade" que iria guiar a Igreja em toda a verdade. Ele explicou que o Espírito Santo iria dar testemunho d'Ele, mas tinha adicionado imediatamente: "E também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio" (Jo15, 27).  O testemunho do Espírito é divino em si mesmo: ele vem da profundidade do mistério trinitário. Ele transmite, à luz da revelação, a sua experiência de vida com Jesus. Ao lançar as bases da Igreja, Cristo atribui grande importância ao testemunho humano dos Apóstolos. Ele quer que a Igreja viva com a verdade histórica da sua Encarnação, para que, através do trabalho de testemunhas a memória da sua morte na cruz e da sua ressurreição seja sempre viva.

 

3. " E também vós dareis testemunho " (Jo15, 27). Animada pelo dom do Espírito, a Igreja sempre foi muito consciente deste compromisso e proclamou fielmente a mensagem do Evangelho em todo tempo e lugar. Fê-lo com o respeito pela dignidade dos povos, da sua cultura, das suas tradições. Na verdade, ela sabe muito bem que a mensagem divina que lhe foi confiada não é inimiga das mais profundas aspirações humanas; na verdade, foi revelada por Deus para satisfazer, além de todas as expectativas, a fome e a sede do coração humano. Por isso mesmo o Evangelho não deve ser imposto, mas proposto, porque só pode ser eficaz se for livremente aceite e carinhosamente abraçado.

 

Tal como aconteceu em Jerusalém no primeiro Pentecostes, em todas as épocas testemunhas de Cristo, cheios do Espírito Santo, sentiram-se impelidos a chegar aos outros, a fim de expressar em várias línguas as maravilhas realizadas por Deus. Isso continua a acontecer hoje neste dia jubilar dedicado à "reflexão sobre os deveres dos católicos para com os outros: anúncio de Cristo, testemunho e diálogo ". É o Espírito Santo que espalha as "sementes do Verbo" nos vários costumes e culturas, preparando os povos das mais variadas regiões para aceitar a mensagem do Evangelho. Esta consciência não pode deixar de incutir nos discípulos de Cristo uma atitude de abertura e de diálogo para com aqueles com diferentes convicções religiosas. Na verdade, não é apenas o direito de ouvir o que o Espírito também pode sugerir a "outros". Eles oferecem in puts úteis para se chegar a uma compreensão mais profunda do que o cristão já possui no "depósito revelado".

 

4. Contudo, se o anúncio é para ser eficaz, um testemunho vivo continua a ser crucial. Somente o crente que vive o que professa com os lábios tem alguma esperança de ser ouvido. Deve-se ter em mente que as circunstâncias às vezes não permitem um anúncio explícito de Jesus Cristo como Senhor e Salvador de todos. É então que o testemunho de uma vida que é respeitoso, casto, desapegado das riquezas e livre dos poderes deste mundo, numa palavra, o testemunho da santidade, pode revelar todo o seu poder convincente, mesmo no silêncio. É também claro que a nossa firmeza em ser testemunhas de Cristo pelo poder do Espírito Santo não nos impede de colaborar no serviço do homem com aqueles que pertencem a outras religiões. Pelo contrário, ele leva-nos a trabalhar em conjunto com eles para o bem da sociedade e da paz no mundo.

 

No alvorecer do terceiro milénio, os discípulos de Cristo estão plenamente conscientes de que este mundo aparece como "um mapa de várias religiões" (Redemptor hominis, n. 11). Se os filhos da Igreja permanecem abertos à ação do Espírito Santo, Ele irá ajudá-los comunicar  Cristo, mensagem salvífica universal de uma forma que respeita as convicções religiosas dos outros.

 

5. "Ele dará testemunho, e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio " (Jo15, 26-27). Toda a lógica da Revelação e da fé pela qual a Igreja vive, está contida nestas palavras: o testemunho do Espírito Santo, que flui a partir da profundidade do mistério trinitário de Deus, e do testemunho humano dos Apóstolos, ligada ao seu histórico. Ambos são necessários. Para ser mais preciso, é uma única testemunha: é o Espírito que continua a falar aos nossos contemporâneos na língua e na vida daqueles que são discípulos de Cristo hoje.

No dia em que celebramos o memorial do nascimento da Igreja, queremos expressar gratidão a Deus, dar graças pelo testemunho da primeira comunidade de Jerusalém, que, através das gerações de mártires e confessores, tornou-se a herança de tantos homens e mulheres ao longo dos séculos em todo o mundo.

 

Incentivado pela memória do primeiro Pentecostes, a Igreja hoje aguarda ansiosamente uma nova efusão do Espírito Santo. Unidos na oração com Maria, a Mãe de Jesus, que não cessa de clamar: "Enviai o vosso Espírito, Senhor, e renovai a face da terra". »

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D